A placa de vagas:
"Precisa-se de analista
em Recursos Humanos".
Não quer dizer que precisa-se de um psicólogo. Recrutar, treinar e avaliar são possibilidades básicas do profissional de RH. Não exatamente de um Psicólogo.
Nós Psicólogos, não vamos perder de vista o nosso ponto de partida: crescer, aprender, experienciar - além da academia. Vamos nos adequar desde já, às novas tendencias, vamos aprender a matrimoniar diferentes conhecimentes teóricos.
Nós psicólogos, quando digo Nós, quero dizer o Universo e as galáxias, precisamos investir em estágios que, não só cumpram com o objetivo acadêmico como tambem preze e engrandeça a profissão.
Vamos fazer com que as plaquinhas de vagas também venham escrito:
"Precisa-se de Analista de RH.
Preferencia: Psicólogo".
Aí está o nosso lugar. A necessidade de alguem não só para selecionar, recrutar e treinar. Aí está o profissional que, nas palavras do psicólogo Luiz Alberto Gonzaga, antecipa as necessidades dos colaboradores de uma empresa; aí está o profissional sendo requisitado, profissional da Psicologia atuante no RH capaz de transformar seu trabalho, na maioria das vezes subjetivo, em resultados e dados palpáveis para a organização.
Quando souberem ler as placas de vagas de trabalho, cairão por terra as criticas que se destinam ao Psicologos atuante no RH: “só fazem recrutamento e seleção”. Quando se fala de avaliação, o profissional de Serviço Social, o Pedagogo, o Administrador e outros tantos que podem estar na gerencia de RH, podem fazê-la: testes de capacitação física; testes de trabalho em equipe; testes motivacionais. Mas a avaliação psicológica, é exclusividade. É nosso! E quando digo nosso, eu quero dizer de milhões de galáxias, da infinitude do Universo.
Se for nos roubado, pode até ser que seja um dia, que não nos deixemos roubar assim de maneira tão fácil.
Grande parte das organizações tem um psicologo como gerente de RH, e eles não fazem só recrutamento e seleção. Hoje, é comum encontrarem a denominação Gerente de Gente e Gestão. É interessante repensar o papel do psicólogo na área de Recursos Humanos, tendo em vista que grande parte das empresas possuem profissionais desta categoria atuando em seus RHs.
Longe de fazer uma generalização, como psicóloga sei o quanto essa área de atuação é mal vista pelos meus próprios colegas de profissão, que dizem, entre outras coisas, que o psicólogo nas empresas De uma forma geral, as pessoas têm uma visão estereotipada do psicólogo que trabalha nas organizações, pois, ou carecem de conhecimento sobre essa área de atuação, ou viveram algum tipo de experiência como usuários da área de RH, como clientes internos ou como candidatos a processos seletivos.
De quem é a culpa do pouco reconhecimento que o Psicologo gerente de RH enfrenta? A culpa é dele mesmo e do CRP/CFP.
Do profissional que não se encaixa ou não quer se encaixar no mercado exigente que temos. Que conduz mal um processo seletivo, que esquece da parte humana e ética do colaborador no subsistema de gerir gente. Isso degrada a imagem da organização e denigre o título de Psicólogo.
A culpa é do psicólogo que usa testes sem validade. Que usa testes xerocados. Que não se atualiza para releitura dos testes e aplicações. Que não tem noção do que é liderar...
A culpa é do CRP que não acompanha, que não exige, que se isenta das responsabilidades da fiscalização.
Há vagas em RH
Para Psicólogos